Alice e Psicodelia

by

Poster Disney 1974Seria difícil negar que os livros de Alice tiveram um tremendo impacto sobre a musica psicodélica e a cultura pop no fim dos anos 60. A mais conhecida é White Rabbit, da banda Jefferson Airplane, que figurou alguns dos momentos mais viajados dos livros de Carroll. Alice se tornou um ícone da geração de 60, comendo cogumelos que a faziam crescer (ou ficar alta!) e inocentemente beber líquidos desconhecidos de garrafas etiquetadas somente com Beba-Me.
The Annotated Alice, de Martin Gardner, buscou desvendar os significados das passagens e personagens de Carroll, e se tornou um bestseller. A BBC, em 1966, colocou ao ar um Alice in Wonderland dirigido por Jonathan Miller, com uma bela sítara tocada por Ravi Shankar (George Harrison aprendeu sítara com ele); ele tocou os aspectos desorientantes e incômodos da estória. A famosa versão de Walt Disney foi relançada nos cinemas em 1974 com um poster promocional que imitava os designs psicodélicos dos pôsteres de shows de Haight-Ashbury. John Lennon era um fã declarado de Carroll e seu maior tributo foi, talvez, I am the Walrus, entitulada através da história d’A Morsa e o Carpinteiro contada por Tweedledum e Tweedledee no capítulo 4 de Através do Espelho. Bandas desconhecidas de rock psicodélico, ansiosos por se infiltrar em algum tipo de referência à cultura das drogas para ganhar alguma legitimidade hippie às letras de suas músicas, inevitavelmente colocavam assuntos de Alice, normalmente para algum efeito impressionante, como nas músicas das bandas Frumious Bandersnatch e Boeing Duveen & the Beautiful Soup, ambas que se nomearam com versos carrollianos.

Clicando no link você faz o download de um “pacote especial” de musicas psicodélicas que tratam de Alice no tema. Claro que nao estão todas aí (eu tenho mais no meu pc) mas tem muuuita coisa boa! ALICE PSICODÉLICA <—- thx to Eletric Sailor

7 Respostas to “Alice e Psicodelia”

  1. Daminha Says:

    oiii!!

    entao eu ti achei na comu do kut, e queria saber, jah q vc eh louca q nem eu por alice, se vc sab onde eu posso encontrar o filme q fui lansado em 1999??

    deixei meu profile do kut se pocivel me responda ok?!

    e amei o teu blog!!

    =**

  2. André Says:

    me adiciona no msn? queria mais músicas relacionadas a alice e assuntos eheh
    demichels@hotmail.com
    ok?
    obrigado

  3. ED Says:

    me retornou “esto no ecxiste”

  4. Marcilio Junior Says:

    Que droga, o link não está funcionando.
    Adoraria ouvir essas músicas
    Caso possa enviar 2 ou 3 delas ficaria grato.

    marciliojunior20@hotmail.com

    obrigado

  5. Muriel Says:

    O link com as músicas já era… Como faço para baixá-las??

    • Flá Says:

      Este link era de fevereiro de 2007 então acho que já faz bastante tempo que não funciona, e eu nem tenho mais elas… mas se quiser correr atrás, a lista das músicas era esta:
      1. Alice is a Long Time Gone (The Incredible String Band)
      2. White Rabbit (Jefferson Airplane)
      3. Sea of Tears (Dotti Holmberg)
      4. Alice in Wonderland (Central Nervous System)
      5. Cheshire (Frumious Bandersnatch)
      6. The Mad Hatter’s Song (The Incredible String Band)
      7. Alice in Wonderland (The Dave Heenan Set)
      8. Walking in the Queen’s Garden (Them)
      9. Beautiful Soop [excerpt] (Pauline Oliveros)
      10. Fairytales (The Lemon Drops)
      11. Alice from Wonderland (The King George Discovery)
      12. Through the Looking Glass (The Monkees)
      13. Through the Looking Glass (The Mike Stuart Span)
      14. Jabberwock (Boeing Duveen and the Beautiful Soup)
      15. Talking to the Flowers (The Everly Brothers)
      16. Who Planted Thorns in Miss Alice’s Garden? (Tom Northcott)
      17. Alice Designs (The Sugarbeats)
      18. Tweedle Dee (Peter Doyle)
      19. I Am the Walrus (The Beatles)
      20. The Lion and the Unicorn (Skip Bifferty)
      21. A Sitting On a Gate (Peter Howell)
      22. Alice in Wonderland (Berkeley Kites)
      23. Looking Glass Alice (The Bunch)
      24. Which Dreamed It (Boeing Duveen and the Beautiful Soup)
      25. Alice in Wonderland [End Titles] (Ravi Shankar)

      Se uma hora eu achar algum CD meu com estas músicas gravadas, eu posto elas aqui

  6. Alexandre Says:

    Tem o som nacional do Júpiter Mação, ou Júpiter Apple, dependendo do momento, chamado “The Freaking Alice”, onde diz:
    “Venha me colher em cima da bosta do zebu/uso um chapéu do tipo hippie under groove/colha-me, coma-me, beba-me, sacra-me!”
    Parabéns pela postagem, que mesmo sendo de bastante tempo, continua rendendo pesquisas.

Deixe um comentário

