O cactus de Lewis Carroll

by

BoojumA península Baja, que é uma extensão de terra (bastante grande) q, digamos, se soltou do México ha uns quinze mil anos, é pertencente ao Estado da Califórnia (já q ela fez o favor de desgrudar do Mexico e subir no mapa) e, graças a essa “locomoção” a regiao aumentou a temperatura ao longo dos milenios e isso fez com q suas grandes florestas de pinheiros se transformassem em desertos! E é aí que entra o Lewis Carroll nessa historia! Pq graças a essa mudança “rápida” de temperatura, mais a subida no nivel do mar (q transformou de fato Baja em uma peninsula), os animais e as plantas de Baja começaram a evoluir e se adaptar de formas bizarras! E uma dessas adaptações é de uma especie de cactus, Fouquieria columnaris, chamada pelo nome de Boojum! Boojum é um cactus bastante bizarrento, ele é todo contorcido e diferente de qualquer planta q eu ja vi! Quem conhece as obras de Lewis Carroll sabe que Boojum está em “The Hunting of the Snark” (A Caça ao Turpente). Um fato curioso é que The Hunting of the Snark surgiu exatamente com o Boojum! Lewis Carroll teve a ideia para o seu livro enquanto passeava, num dia de verão, quando surgiu na sua cabeça a frase: “The Snark was a Boojum, you see“, e a partir dessa frase ele criou sua obra. Se o Snark é um Boojum, sua vítima desaparece súbita e suavemente, e nunca mais é vista. Em Sylvie and Brunoo Boojum é mencionado numa curta passagem: “Once upon a time there was a Boojum -” the Professor began, but stopped suddenly. “I forget the rest of the Fable,” he said. “And there was a lesson to be learned from it. I’m afraid I forget that, too.”

Enfim, oq eu queria mostrar aqui é o cactus, porque eu achei mto legal darem pra ele o nome de Boojum, porque essa palavra foi criada por Carroll, e tb porque o cactus eh bizarro e legal!

p.s.: procurando pelo trecho em portugues d’A Caça ao Turpente (q, diga-se de passagem, eu nao encontrei) , acabei esbarrando nesse site: TURPENTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: