Archive for the ‘Uncategorized’ Category

O Depoimento de Alice

julho 13, 2008

Não é bem da Alice, mas foi por causa dela que nós começamos toda essa brincadeira.

Enfim.. quase um ano depois de começarmos o blog, quase seis meses depois da nossa apresentação, venho aqui – finalmente – contar como foi nossa saga.

Começamos nosso TCC, por um lado, motivados e super alegres pois era o tema que queríamos fazer o nosso querido Trabalho de Conclusão de Curso. Desde o terceiro semestre da faculdade decidimos que era Alice que iriamos discutir durante o ultimo ano de faculdade (os primeiros 6 meses a parte teórica e os ultmos 6 meses, a parte prática).

Por outro lado, estávamos extremamente chateados (para não dizer p***s), com as mancadas, desentendimentos e descomprometimento do restante do grupo com o trabalho. Para quem pegou o blog na metade do caminho, talvez não saiba, mas nosso grupo tinha seis pessoas, que achávamos que conhecíamos muito bem e pareciam capacitadas para fazer o trabalho junto conosco, mas isso ficou provado, não só pelo fato de nós (eu e Flávio), termos coragem o suficiente para deixá-los para trás e fazer o TCC em dupla – o que é totalmente contra o regulamento da nossa faculdade (inclusive tivemos que assinar um documento, falando que, teoricamente, estávamos nos responsabilizando pela nossa DP) – mas também pela irresponsabilidade dos restantes, que, uma semana antes da apresentação desistiram da faculdade (sim, UMA semana… Sete dias).

Enfim.. sabíamos que o andamento do trabalho nao seria nada fácil. Afinal estávamos em dois e ainda tinhamos as horas de estágio para completar. O trabalho deu as maiores reviravoltas imagináveis. O curso: Design com Habilitação em Tecnologias Digitais e Interativas.. por aí já dá pra perceber as inumeras e restritas possibilidades que tínhamos.

A primeira idéia que tivemos – ainda nas férias –  foi fazer trabalhos com Paper Toys (o Zorze, ali do lado é um exemplo). Para isso, fizemos MUITA, mas MUITA pesquisa… não era só fazer uma coisa bonitinha e interativa para ficar na web.. tinha que ter a ver com o conceito do trabalho.. que na nossa visão era: A história de Alice era só conhecida na superfície e nós iríamos desvendar o interior dela.. por isso os toys iriam ter duas faces.. a externa como é conhecida pelo geral e a interna, a nossa versão. Conhecemos pessoas MUITO legais, inclusive Carlo Giovani, que trabalha só com isso. Vocês já devem ter visto muitos trabalhos dele por aí, na abertura do Gordo Freak Show, em revistas da Editora Abril e da MTV, na Banca de Camisetas, comercial da Elma Chips e também em um série especial para o Fantástico, da Rede Globo. Super simpático e prestativo, ele abriu o estudio dele para nós e nos ajudou muito. Nos ensinou sobre como o papel funciona, como ele começa o projeto dos toys e deu uma pancada de livros para ag estudar. Acompanhamos uma parte do projeto da Banca de Camisetas e conhecemos o Zorze também. Fizemos tudo direitinho, mas nossos orientadores não curtiram a idéia. Tivemos que abandonar a idéia e partir para outra. Afinal, não dava para ficar pensando na morte da bezerra enquanto o tempo passava.

Mudamos de idéia radicalmente e decidimos fazer montagens. Montagens normais, mais muito bem feitas (que eu ia colocar a uma foto aqui para vocês verem, mas eu não sei aonde eu coloquei o CD!). Mas foram as imagens que colocamos na proposta de design (ver AND THAT IS HOW DESIGNERS DO!). Estava tudo lindo!

Mas descobrimos depois que estávamos “presos ao horizonte”. Poxa! Mas que coisa! Agora tinha que ser tudo sem cima, sem baixo, sem lados, sem pé, sem cabeça, sem nexo, sem noção, sem sentido, porém nonsense! Mais noites sem dormir, mais idéias no papel, mais estudos no computador, mais cansaço, mais motivação, mais vontade de terminar e de fazer o nosso melhor (o que ag normalmente faz). Só que ag travou. Travou mesmo. Nós estávamos fazendo coisas legais, mas não no nível que os professores costumavam ver nossos trabalhos.

Faltavam mais ou menos duas semanas para a finalização do trabalho. A parte digital nao estava pronta. Nem a gráfica. Nem os painéis. Nem o artigo científico. Mas ag tava indo! O visual estava indo tb, ficando bonito, mas não 100%. Ainda precisávamos fazer o Plano de Negócios, o que é basicamente criar uma empresa (fictícia), para que, se algum bobo do grupo quiser montar uma empresa um dia depois da apresentação, pode, porque já está tudo encaminhado. Fizemos então a DOT DESIGN (logo ao lado tbm!), escolhemos um lugar pra ela funcionar, quanto funcionarios ia ter, elaboramos uma identidade visual, fizemos varias planilhas, com custos de equipamentos, funcionarios, materiais e tudo o que é possivel para se abrir uma empresa. Afinal, isso era 20% a mais ou a menos da nota do TCC!

Também precisávamos fazer uma peça gráfica, escolhemos então explorar os diversos tipos de papel (vocës não imaginam quantos ag conseguiu). Então fizemos uma peça meio maluca, com um monte de papel, que o usuário (sim, pode ser vocë tbm!), pode pegar vários tipos de papel (fosco, laminado, brilhante, transparente, com imagem, com texto, com sombra) e colocar do jeito que quiser. Montando sua propria historia, que faz sentido pra vocë. Nao necessariamtene para o outro, mas para vc faz. Isso tem um quê de nonsense.

Finalizamos o visual. Finalizamos a peça gráfica. Finalizamos o plano de negócios. Finalizamos os painéis (que não foram tão trabalhosos quanto ag imaginava). O site estava 99.9% finalizado. Aliás. Ainda está.. porque como a nao entende de PHP nem de ASP, ag foi sincero com os professores e falamos que nao ia rolar.

Chegamos no dia da apresentação. Dia 07 de Dezembro de 2007!

Éramos o segundo grupo a apresentar. Porém o outro grupo (que fez sobre Cidade de Deus), atrasou, então tivemos que ser os primeiros (afinal, só tinham 4 grupos na sala, como um ja tinha apresentado e outro havia desistido.., tchanam! sobrou pra nós!). Daí foi!

Medo demais. Ansiedade demais. Todos os professores ali. Olhando pra gente. Ag não sabia o q eles iam achar. Ag nao sabia como ia ser. Ag só queria terminar a apresentação e sentar na frente deles pra ver o que ia ser!

O Flávio fez a apresentação certinha. Eu fiquei no computador. Tudo beeeem que eu tava nervosa e dei uns clicks sem querer e acabei mudando de página! Mas abafa. =P

Quando chegamos ao final, esperamos o veredito:

Primeiro foi o professor Alvaro Gregorio, que dava Plano de Negócios. Ele falou muito bem do trabalho online e do offline também. Gostou do visual, da interatividade, do funcionamento, do geral! E falou pra todo mundo ouvir que nosso plano de negócios estava perfeito. Tanto no formato quanto no  conteúdo, que finalmente alguem tinha feito bem feito! AE! E o ego foi pro alto, né!?

Depois foi o professor de Direção de Arte, Alvaro Guillermo. Ele que nos amparou nos momentos de tristeza e que nos deu embalo pra continuar quando ag pensou que nao ia conseguir. Enfim. Ele começou fazendo uma comparação entre nós e a delegação da Africa do Sul nas Olimpíadas. Sabe quando está na cerimônia da abertura, que entram todas as delegações, daí chega aquela com pouquissimas pessoas? E depois nos jogos, você fica torcendo pra eles ganharem pq eles sao a unica esperanca de levarem o titulo pra casa? Então! Ag foi mais ou menos assim! Ele disse que ag foi bem fiel ao nosso trabalho e que estava torcendo por nós. Tudo estava certinho e que a faculdade teria que ver os conceitos de formação de grupo…

Daí foi a vez da Mércia, professora de Web (xi.. desculpa! não lembro o nome da matéria). Ela também elogiou bastante e só perguntou se ag nao sabia fazer site em fullscreen! Claro que ag sabe! Ag só nao quis colocar! =P

Dos orientadores e da cordenadora do curso que veio a maior surpresa! Eles elogiaram também! Só criticaram que nos cds nao estavam nossos nomes! Bobinhos! Mas o restante eles gostaram bastante também. Falaram dos nossos altos e baixos, que ag é criativo e tal.. que ag não deixou se abalar e tal! Foi muito bom ouvir isso deles. Era deles que ag estava com mais medo. E no final deu tudo certo!

Uma semana depois veio a nota e, depois dessa banca, ag só esperou concluir a faculdade. e para nossa surpresa, olha só: concluímos! Agora somos designers! E muito felizes! E com muito orgulho! E com muito suor!

Tanto que nos formamos que nao temos mais vida, nem tempo pra nada. Dia de semana, ag trabalha. Final de semana, ag faz freelas. Para vocês verem, esse ano nós só nos encontramos na colação de grau! É tá difícil! Falando nisso, miiil desculpas pela demora! Quase seis meses! Ninguém merece mesmo MAAAL! Todo mundo vai ganhar chocolate agora!

Enfim! Vocës querem é saber do nosso trabalhinho lindo do coração que transformou ag em gente grande, ne!? Poisé. ele se chama Alisense um pormenteau (ver Portmanteau) de Alice com Nonsense.

Estava disponivel num dominio proprio, porém, expirou e agora está no meu dominio www.marianatoledo.com/alisense

Esperamos que vocês gostem. Qualquer comentário do site, por favor, aqui… porque na parte de contatos do proprio site ag nao recebe – mesmo!

Se você chegou até aqui, parabéns! Acho que eu nao conseguiria ler tudo isso!

Mas muito, muito, muuuuito obrigada mesmo por todo o apoio que vocës deram para nós! Pode não parecer, mas vocês também faziam ag querer continuar nas horas que ag achava que não dava mais!

Valeu pelo apoio!

O projeto é continuar o blog.

No próximo post eu faço um apanhadão dos filmes que ag postou aqui e não passou o link pra vocês!

BEEEEIJO!!!